Empreender no litoral norte de SP vale a pena?

empreender no litoral

Empreender no litoral de SP começou a se tornar uma opção de investimento relativamente conhecida em 2021. Com o aquecimento do mercado imobiliário no local, algo que atraiu os olhares de muitos dos especialistas em finanças e comportamento do consumidor. Passados os temporais de 2023, seguido pela queda dos juros, o cenário de 2024 se mostrou ideal para o empreendedorismo.

Muito disso aparece em cena por conta do lançamento de uma série de novos complexos residenciais. Isso tem atraído uma série de novas pessoas que migram para a região norte de São Paulo em busca de uma vida mais lenta e confortável. Assim, empreender no litoral de SP torna-se um negócio em crescimento.

Empreender no litoral norte de SP

Conhecida por ter algumas das melhores praias do Brasil, a região do litoral norte de SP tem sido refúgio urbano não somente dos moradores de São Paulo, como também do Rio de Janeiro.

Oferecendo ótima qualidade de vida, casas com arquitetura única, índice de criminalidade baixo em comparação a outras regiões do estado, além de entretenimento gratuito, sobram opções para atrair novos moradores.

E é exatamente pensando nesses novos moradores que empreender no litoral norte de SP se torna uma grande oportunidade. O município de Ilhabela, por exemplo, sendo um dos únicos municípios-arquipélagos marinhos do Brasil, com seus 35.561 moradores, recebe um fluxo de turistas alto. São cerca de 1,5 milhão de pessoas anualmente, algo que gera um fluxo financeiro altíssimo e abre portas para muitos tipos de negócios.

Aspectos financeiros e burocráticos da região do Litoral Norte de SP

Economicamente, o litoral norte de SP é uma área de grande desenvolvimento. O PIB de Ilhabela no último estudo do IBGE era de R$3.256.712, ou R$105.112,86 por pessoa, o dobro do PIB nacional. Dessa forma, fica claro que, com um maior poder aquisitivo, vem um maior aquecimento financeiro da região.

Mas, ainda que o terreno seja promissor, alguns cuidados devem ser tomados a fim de assegurar o sucesso da empreitada. No tópico a seguir, você entra em contato com alguns pontos práticos para melhor estruturar sua empresa antes de empreender no litoral norte de SP.

Como empreender no litoral norte de SP com segurança?

Para empreender no litoral norte de SP, a organização e estudo prévio são essenciais.

  • Estudo de mercado: Primeiro, estude o mercado e quão receptivo é o público à sua proposta de empreendimento. Além disso, leve em conta também a localidade mais propícia para abertura desse negócio deste tipo, concorrência, projeções de mercado e mais;
  • Avaliação dos custos para abertura: Avalie os custos gerais para a abertura. Nessa avaliação inclua desde a questão material (aluguéis, reformas, matéria-prima, primeiro estoque, treinamento de pessoal, etc), até questões burocráticas (alvará de funcionamento, assessoria contábil, abertura de empresa e mais);
  • Compreensão das demandas fiscais e burocráticas: Compreendendo as demandas fiscais e burocráticas, evitam-se retrabalhos ou problemas com a abertura do negócio. Então, é interessante recorrer a uma assessoria que entenda sobre a região do litoral norte de SP. Isso pois as leis fiscais variam no território brasileiro, e algumas delas são de competência exclusiva dos municípios;
  • Estruturação de um contrato social: Com planos definidos, é hora de realizar a estruturação do contrato social. Dependendo do tipo de empresa, são necessários cuidados específicos em relação à gestão societária. Por exemplo, criação do contrato social dá início à existência da empresa de forma quase que embrionária;
  • Busca por uma assessoria contábil especializada: Agora que a empresa existe, é indispensável a busca por uma assessoria especializada para te guiar. Essa assessoria poderá ajudar não somente no momento de formular o contrato social, mas também recorrer a órgãos públicos, com a finalidade de conseguir que a empresa esteja aberta o mais rápido possível;
  • Acompanhamento das flutuações de mercado: Empreender no litoral de SP exige atenção antes, durante e depois da abertura do negócio. Portanto, uma vez que aberto, é importante estar em dia com as flutuações de mercado, novos padrões de comportamento dos consumidores, possíveis atualizações legislativas que venham a impactar no funcionamento da marca e assim por diante;
  • Fixação de indicadores de desempenho a acompanhar: Por fim, uma maneira de acompanhar o bom desenvolvimento da empresa é fixar alguns KPIs (Indicadores de Desempenho). Dessa forma, é possível obter um diagnóstico claro a respeito do negócio.

Converse com a equipe Prajá e saiba mais

Todos os pontos anteriores são extremamente importantes, quer seja para garantir a antecipação de desafios (por meio da compreensão do mercado), ou mesmo evitando problemas fiscais (ao entender as demandas fiscais e obter uma assessoria contábil especializada).

Oferecendo soluções específicas para as suas demandas e orientações personalizadas para empreendimentos no litoral, a Prajá acompanha sua empresa desde o início. Converse agora mesmo com a equipe, entenda os detalhes dos serviços e como eles se adaptam a sua necessidade.